QUEM SOMOS

A ABRATECOM

NOSSA HISTÓRIA

A Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa, ABRATECOM, é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo fortalecer o desenvolvimento da Terapia Comunitária Integrativa, congregando pessoas e instituições, promovendo e criando redes.


A ABRATECOM foi criada em 1º de maio de 2004, em Brasília, durante o II Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária, tendo como uma das suas missões a expansão da formação em TCI, congregando os Polos Formadores, instituições responsáveis pelas capacitações.


Ao longo destes 20 anos a ABRATECOM reconheceu e credenciou mais de 40 Polos Formadores e de Cuidado localizados nas cinco regiões brasileiras.
Estima-se que cerca de 30.500 Terapeutas Comunitários já foram capacitados pelos Polos Formadores, incluindo mais de 3.000 trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias, capacitados através de parcerias governamentais.


A TCI é considerada uma abordagem psicossocial avançada pelo Ministério da Saúde, uma prática terapêutica coletiva que envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias, construção de vínculos e promoção de qualidade de vida.


Está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) desde 2017 e presente em 24 países distribuídos pela América do Sul, Europa, África, atuando em diversas áreas: saúde, educação, assistência social, comunidades e setor privado.


Em 2024 a Terapia Comunitária Integrativa foi certificada pela Fundação Bando do Brasil como uma Tecnologia Social.